Paletização: o que é como aplicar na linha de produção?

paletização o que é como aplicar na linha de produção

A paletização é fundamental para otimizar a linha de produção de diversos setores industriais. Afinal, essa prática aprimora a movimentação de produtos, aumenta a eficiência operacional e reduz custos. 

Ficou curioso? Então, continue a leitura para conhecer mais sobre a paletização e entender como ela pode ser aplicada de forma eficiente na indústria!

Vamos lá?

O que é paletização?

A paletização é o processo de organização e arranjo de produtos ou mercadorias em paletes. O objetivo aqui é facilitar o transporte, armazenamento e manuseio das cargas. 

Essa prática é essencial para a eficiência na cadeia de suprimentos em diferentes setores industriais. Afinal, colabora com a otimização do espaço e reduz danos aos produtos. 

Além disso, agiliza processos de carga e descarga, e facilita a movimentação com empilhadeiras.

Em outras palavras, segundo um artigo da ABEPRO, a paletização pode ser definida como um agrupamento de itens numa única carga

Ou seja, são diversos volumes dispostos de maneira organizada para que se tornem uma unidade maior e compacta. 

Isso permite o deslocamento de maneira mecânica e reduz a agitação da mercadoria durante o transporte. O que garante a qualidade, segurança e evita desperdícios.

Ainda conforme o artigo, a paletização pode ser considerada como uma das principais formas de unitização. 

Por isso, é amplamente utilizada por fábricas em que é preciso deslocar os materiais entre o estoque e o processamento, e transferi-los de áreas.

Palete pode ser entendido, conforme outro artigo, como qualquer estrutura própria para acomodação de carga

Aqui vale mencionar que existem diferentes modelos. Podendo ser feito de madeira, plástico, metal, fibra, papelão ou outro material que se adapte a seu propósito. 

Isto é, nessa operação, ele serve de piso às mercadorias unitizadas, até uma certa altura. Logo, ele não pode interferir na carga, seja ela sólida, líquida, gasosa, seca ou refrigerada.

De todo modo, conforme a publicação, a paletização costuma estar no final da cadeia produtiva, promovendo maior padronização na logística dos materiais

Afinal, a correta organização também colabora com o controle e rastreabilidade dos produtos.

Quais são as vantagens desse processo?

vantagens paletização

O conceito de automação industrial está diretamente ligado à paletização! Ela, por sua vez, diz respeito à manipulação das operações por meios mecânicos e automáticos. 

Ou seja, equipamentos inovadores e inteligentes realizam as atividades repetitivas, reduzindo a necessidade do trabalho humano. Até porque, as atividades manuais são responsáveis pelos principais gargalos de uma indústria

Há inúmeros fatores que podem atrapalhar e impactar o desempenho de um profissional. Resultando, assim, em erros, retrabalhos, gastos desnecessários e até mesmo acidentes.

Nesse sentido, a automação industrial chega para solucionar esses problemas e, então, promover performance e qualidade, bem como saúde financeira e dos operadores. 

E é através desse conceito que a paletização consegue apresentar as mais diferentes vantagens à indústria. Sendo as principais:

  • Redução de custos: com a automação gerada pela paletização, é possível diminuir custos com movimentação e mão de obra;
  • Eliminação de desperdícios: a unificação das cargas promove a redução de itens danificados e perdidos ao longo do processo de transporte;
  • Otimização de espaço: ao empilhar produtos de forma organizada e compacta, é possível otimizar o espaço de armazenamento;
  • Alto desempenho: com a facilidade de movimentação de grandes volumes de mercadorias, o tempo e esforço necessários para manipulação são reduzidos. Isso, juntamente com a padronização, gera eficiência e rapidez às operações industriais;
  • Gestão eficiente: a paletização simplifica o inventário, uma vez que os produtos estarão agrupados e identificados por palete. Isso facilita a contagem e o controle de estoque;
  • Segurança: com a eliminação do processo manual, haverá a redução de acidentes. Afinal, o esforço físico e os erros serão excluídos;
  • Conservação dos produtos: o agrupamento dos produtos promove maior proteção durante o manuseio e o transporte, reduzindo possíveis  avarias e contaminação de produtos alimentícios, por exemplo.

Clique aqui e baixe o nosso guia de como aumentar a produtividade e precisão na indústria de alimentos!

Como aplicar na linha de produção?

Como vimos, toda movimentação interna e externa de cargas paletizadas é mecânica, graças à automação do processo. 

Sendo assim, para aplicar a paletização na linha de produção é preciso investir em equipamentos adequados.

Como, por exemplo, a Paletizadora Robotizada. Ela é responsável por agrupar, empilhar e organizar mercadorias em paletes. 

Essa solução pode ser programada para realizar diferentes tipos de padrões de empilhamento, de acordo com as necessidades específicas do processo produtivo. 

Sendo capaz de operar com uma ampla faixa de ajustes, a paletizadora Tecnotok produz paletes com fardos de até 30kg e 60kg, permitindo diversas configurações de paletes. 

A paletizadora Tecnotok também garante ainda mais velocidade à linha de produção. Para isso, funciona com base no princípio operacional de que as esteiras a alimentam, podendo ser interligada a mais de uma enfardadora, possibilitando paletizar diferentes formatos, com ainda mais agilidade e desempenho à produção

Assim como, garante a reposição automática de paletes vazias e o acúmulo de paletes cheios. 

Além deste equipamento, é preciso apostar em uma cadeia completamente automatizada para garantir ainda mais ganhos de eficiência e produtividade. 

Sem contar que deve-se investir em layouts inteligentes e estratégicos que contribuam para a alta performance das operações.

Inclusive, a paletizadora ideal ocupa o mínimo de espaço necessário, aproveitando o layout da planta do empacotamento

E, é claro, tudo isso sem a necessidade de obras civis. O que permite maior adequação à fábrica, com economia.

Vale destacar aqui que a Paletizadora Robotizada Tecnotok oferece isso e muito mais! Ela foi totalmente desenvolvida com tecnologia própria, garantindo desempenho incomparável, com baixíssimo custo de manutenção!

E agora?

A paletização é um processo que colabora com a automação industrial, garantindo facilidade de movimentação e transporte de cargas

Por consequência, garante a organização, segurança, eficiência e redução de custos nas operações da fábrica.

Investir nesse método é essencial para uma produção mais saudável! Mas, para isso, deve-se apostar em maquinários que colaboram com esse e demais processos da linha de produção.

Então, baixe agora mesmo o catálogo completo Tecnotok e conheça nossas soluções em empacotamento, enfardamento e paletização!

Otimize a produção com as soluções em empacotamento, enfardamento e paletização da Tecnotok Robotics!

Compartilhar:

Assine a Newsletter

Ao informar seus dados, você aceita receber comunicações.

Paletização: o que é como aplicar na linha de produção?

A paletização é fundamental para otimizar a linha de produção de diversos setores industriais. Afinal, essa prática aprimora a movimentação de produtos, aumenta a eficiência

Indústria 4.0: como impacta a conectividade dos equipamentos

Você já deve ter ouvido falar da indústria 4.0, certo? Mas você sabe, de fato, o que significa esse termo? Ou melhor, como esse conceito

Manutenção preventiva: como ela aumenta a produtividade?

Qual indústria não gostaria de prevenir falhas de máquinas e equipamentos, certo? A manutenção preventiva surgiu após a Segunda Guerra Mundial, com o intuito de