Tecnologia proprietária de ponta a ponta: conheça esse diferencial competitivo

Tecnologia proprietária de ponta a ponta

Você já ouviu falar em tecnologia proprietária? Não? Pois não se preocupe! Podemos adiantar que esse é um diferencial que garante vantagens importantes à indústria que adquire este tipo de maquinário. 

Então, para saber mais sobre o conceito, continue a leitura! Reunimos neste texto as principais informações a respeito do assunto.

Vamos lá?

Panorama atual e o significado de tecnologia proprietária

A tecnologia proprietária é um grande diferencial competitivo. O conceito refere-se a criação de uma tecnologia própria para o desenvolvimento de produtos e serviços de uma empresa. 

Ou seja, aqui não são utilizados softwares, mecanismos, técnicas ou plataformas de terceiros. 

Isto é, a tecnologia proprietária pode ser desde um sistema responsável por uma operação específica, até um processo técnico, de uso exclusivo do detentor da patente. Essa é uma maneira de garantir que as necessidades específicas da empresa sejam atendidas com maestria e eficiência. 

No caso de maquinários, a tecnologia proprietária assegura que o equipamento funcione de acordo com os objetivos em questão, gerando uma operação de qualidade e alto desempenho.

Como exemplo, podemos citar a Tecnotok que detém patentes de dosadores, processos de movimentação, aperfeiçoamentos em equipamentos e também no método de controle de geração de ozônio durante o empacotamento!

Segundo o Cubo Itaú, esse tipo de tecnologia faz parte da Nova Economia, um conceito recente que aborda as mudanças disruptivas atuais. Neste cenário, o principal destaque vai para as empresas de alta tecnologia em ascensão, já que estão liderando o mundo em inovação.

Não basta importar, utilizar tecnologia de terceiros ou aprimorá-las. O foco por trás do conceito de tecnologia proprietária, é estimular a criação e construção de técnicas próprias.

Já a Época Negócios define a Nova Economia como sendo “a substituição da lógica de fabricação manufatureira pela de fornecimento de produtos e serviços associados ao desenvolvimento de tecnologia proprietária, formado por empresas com modelos de negócio digitais – aqueles em que existe uma convergência de múltiplas inovações tecnológicas, potencializadas pela conectividade”. Logo, a tecnologia passa a ser o ativo principal no contexto atual.

Em conclusão, a tecnologia proprietária é a representação do novo momento mercadológico global. Com a transformação digital, os processos foram repensados, as atividades otimizadas e os resultados aprimorados. 

E com a própria tecnologia, a empresa dá um salto em direção ao controle da qualidade.

Quais são os benefícios da tecnologia proprietária?

Como vimos, a tecnologia proprietária gera ganhos competitivos às empresas que as detém. Afinal, não há como se destacar no mercado utilizando os mesmos softwares e equipamentos que os concorrentes, certo?

Contudo, é possível destacar algumas importantes vantagens para os clientes que compram produtos desenvolvidos com tecnologia própria. 

O primeiro deles diz respeito ao fácil acesso. O uso de sistemas nacionais colabora com sua usabilidade. Além disso, simplifica as operações e a manipulação do maquinário. 

A acessibilidade também está relacionada ao suporte! Com a aquisição de equipamentos com tecnologia própria, o apoio técnico se torna facilitado. A equipe de especialistas é capaz de solucionar dúvidas, questionamentos e adversidades porque conhece a fundo a solução desenvolvida. 

E tudo isso, é claro, no mesmo idioma, favorecendo a comunicação e o pronto atendimento. Dessa maneira, é possível evitar atrasos e paralisação da produção, retrabalhos, erros, desperdícios e gastos desnecessários. 

É simples! Com a facilidade de acesso a peças nacionais, para reposição, o custo da manutenção será baixo. Até porque, não é preciso aguardar a chegada do componente de um outro país, por exemplo, graças à pronta entrega.

E, se a mesma tecnologia proprietária fizer parte dos equipamentos de toda a linha de produção, os ganhos são ainda maiores. Afinal, o software é capaz de interligá-los e organizá-los de maneira eficiente e estratégica, padronizando operações. 

Com essa conexão, os dados são gerados de forma inteligente, garantindo a previsão de cenários, tomadas de decisões mais eficientes e a otimização de todas as atividades. 

Portanto, a tecnologia proprietária do maquinário usado em sua indústria garante melhor custo-benefício devido a:

  • Eliminação da importação;
  • Logística simplificada;
  • Adequação com as leis e normas nacionais;
  • Assistência técnica especializada;
  • Garantia de uma parceria duradoura e estratégica.

Maquinário Tecnotok Robotics: tecnologia proprietária de ponta a ponta

E os equipamentos Tecnotok Robotics são totalmente desenvolvidos com tecnologia proprietária, desde a dosagem até a paletização. 

Já são mais de duas décadas de atuação com o foco no oferecimento de soluções de alta performance e fácil operação. Afinal, Tecnotok significa justamente “tecnologia ao toque”. 

Por isso, desenvolvemos o TECsystem, um software próprio e exclusivo responsável pelo completo funcionamento das nossas soluções em empacotamento, enfardamento e paletização. O mesmo segue os conceitos de Indústria 4.0 para garantir o mais alto nível de inteligência em automação!

Com soluções perfeitas para cada linha de produção, garantimos um novo patamar de performance e desempenho. Tudo isso com um incomparável custo-benefício devido a alta durabilidade dos equipamentos e o baixíssimo custo de manutenção.

Possibilitamos o desenvolvimento de projetos personalizados e exclusivos capazes de atender diversas especificações de produtos. 

Temos total autonomia para criar projetos especiais e inéditos, para atender as necessidades de cada cliente e as exigências do mercado. Inclusive, somos detentores de diversas patentes.

Atualmente, são mais de 3 mil equipamentos em operação, com fabricação 100% própria. Como, por exemplo:

Sem contar, é claro, os acessórios e opcionais que são projetados para complementar os equipamentos, promovendo o máximo de eficiência.

Nacionalmente, somos pioneiros na atuação na faixa de 5 gramas a 2 toneladas. Contudo, a nossa autoridade e know how permitem que estejamos presente em 40 países, atendendo com maestria os requisitos do mercado mundial.

Tudo isso sem deixar de lado o nosso compromisso com a satisfação dos clientes e a excelência em qualidade!

Leia também: Empacotamento: como aumentar a precisão no processo?

Conte com quem é líder global!

Como abordado ao longo do texto, a tecnologia proprietária de ponta a ponta é um enorme e importante diferencial. 

Portanto, ela precisa fazer parte dos seus critérios de seleção de fornecedores e parceiros para garantir excelentes ganhos competitivos, de eficiência e qualidade para a sua indústria. 

Por isso, conte com a Tecnotok Robotics, líder global em empacotamento, enfardamento e paletização com tecnologia própria de ponta a ponta. Conecte sua linha de produção e aumente sua performance. 

Então, clique no botão abaixo para realizar o download do nosso catálogo completo e, assim, conhecer mais sobre as nossas soluções.

Soluções Tecnotok Robotics: tecnologia própria de ponta a ponta. Clique e conheça!

Compartilhar:

Assine a Newsletter

Ao informar seus dados, você aceita receber comunicações.

Automação industrial: 6 benefícios para a indústria de alimentos

A automação industrial compreende e valoriza a tecnologia como solução importante para o desenvolvimento e crescimento das indústrias. Ao mesmo tempo em que equilibra performance,

Oxi-sanitização: conheça o gerador de ozônio

A aplicação da oxi-sanitização vai muito além das já conhecidas, como as no setor automotivo e no tratamento de água. A eficiência da prática permite

Tecnologia proprietária de ponta a ponta: conheça esse diferencial competitivo

Você já ouviu falar em tecnologia proprietária? Não? Pois não se preocupe! Podemos adiantar que esse é um diferencial que garante vantagens importantes à indústria