Tecnologia proprietária de ponta a ponta: conheça esse diferencial competitivo

Tecnologia proprietária de ponta a ponta: conheça esse diferencial competitivo

Você já ouviu falar em tecnologia proprietária? Não? Pois não se preocupe! Podemos adiantar que esse é um diferencial que garante vantagens importantes à indústria que adquire este tipo de maquinário. 



Então, para saber mais sobre o conceito, continue a leitura! Reunimos neste texto as principais informações a respeito do assunto.


Vamos lá?

Panorama atual e o significado de tecnologia proprietária


A tecnologia proprietária é um grande diferencial competitivo. O conceito refere-se a criação de uma tecnologia própria para o desenvolvimento de produtos e serviços de uma empresa. 


Ou seja, aqui não são utilizados softwares, mecanismos, técnicas ou plataformas de terceiros. 


Isto é, a tecnologia proprietária pode ser desde um sistema responsável por uma operação específica, até um processo técnico, de uso exclusivo do detentor da patente. Essa é uma maneira de garantir que as necessidades específicas da empresa sejam atendidas com maestria e eficiência. 


No caso de maquinários, a tecnologia proprietária assegura que o equipamento funcione de acordo com os objetivos em questão, gerando uma operação de qualidade e alto desempenho.


Como exemplo, podemos citar a Tecnotok que detém patentes de dosadores, processos de movimentação, aperfeiçoamentos em equipamentos e também no método de controle de geração de ozônio durante o empacotamento!


Segundo o Cubo Itaú, esse tipo de tecnologia faz parte da Nova Economia, um conceito recente que aborda as mudanças disruptivas atuais. Neste cenário, o principal destaque vai para as empresas de alta tecnologia em ascensão, já que estão liderando o mundo em inovação.


Não basta importar, utilizar tecnologia de terceiros ou aprimorá-las. O foco por trás do conceito de tecnologia proprietária, é estimular a criação e construção de técnicas próprias.


Já a Época Negócios define a Nova Economia como sendo “a substituição da lógica de fabricação manufatureira pela de fornecimento de produtos e serviços associados ao desenvolvimento de tecnologia proprietária, formado por empresas com modelos de negócio digitais – aqueles em que existe uma convergência de múltiplas inovações tecnológicas, potencializadas pela conectividade”. Logo, a tecnologia passa a ser o ativo principal no contexto atual.


Em conclusão, a tecnologia proprietária é a representação do novo momento mercadológico global. Com a transformação digital, os processos foram repensados, as atividades otimizadas e os resultados aprimorados. 


E com a própria tecnologia, a empresa dá um salto em direção ao controle da qualidade.


Quais são os benefícios da tecnologia proprietária?


Como vimos, a tecnologia proprietária gera ganhos competitivos às empresas que as detém. Afinal, não há como se destacar no mercado utilizando os mesmos softwares e equipamentos que os concorrentes, certo?


Contudo, é possível destacar algumas importantes vantagens para os clientes que compram produtos desenvolvidos com tecnologia própria. 


O primeiro deles diz respeito ao fácil acesso. O uso de sistemas nacionais colabora com sua usabilidade. Além disso, simplifica as operações e a manipulação do maquinário. 


A acessibilidade também está relacionada ao suporte! Com a aquisição de equipamentos com tecnologia própria, o apoio técnico se torna facilitado. A equipe de especialistas é capaz de solucionar dúvidas, questionamentos e adversidades porque conhece a fundo a solução desenvolvida. 


E tudo isso, é claro, no mesmo idioma, favorecendo a comunicação e o pronto atendimento. Dessa maneira, é possível evitar atrasos e paralisação da produção, retrabalhos, erros, desperdícios e gastos desnecessários. 


É simples! Com a facilidade de acesso a peças nacionais, para reposição, o custo da manutenção será baixo.

Até porque, não é preciso aguardar a chegada do componente de um outro país, por exemplo, graças à pronta entrega.


E, se a mesma tecnologia proprietária fizer parte dos equipamentos de toda a linha de produção, os ganhos são ainda maiores. Afinal, o software é capaz de interligá-los e organizá-los de maneira eficiente e estratégica, padronizando operações. 


Com essa conexão, os dados são gerados de forma inteligente, garantindo a previsão de cenários, tomadas de decisões mais eficientes e a otimização de todas as atividades. 


Portanto, a tecnologia proprietária do maquinário usado em sua indústria garante melhor custo-benefício devido a:


  • Eliminação da importação;
  • Logística simplificada;
  • Adequação com as leis e normas nacionais;
  • Assistência técnica especializada;
  • Garantia de uma parceria duradoura e estratégica.


Maquinário Tecnotok Robotics: tecnologia proprietária de ponta a ponta


E os equipamentos Tecnotok Robotics são totalmente desenvolvidos com tecnologia proprietária, desde a dosagem até a paletização. 


Já são mais de duas décadas de atuação com o foco no oferecimento de soluções de alta performance e fácil operação. Afinal, Tecnotok significa justamente “tecnologia ao toque”. 


Por isso, desenvolvemos o TECsystem, um software próprio e exclusivo responsável pelo completo funcionamento das nossas soluções em empacotamento, enfardamento e paletização. O mesmo segue os conceitos de Indústria 4.0 para garantir o mais alto nível de inteligência em automação!


Com soluções perfeitas para cada linha de produção, garantimos um novo patamar de performance e desempenho. Tudo isso com um incomparável custo-benefício devido a alta durabilidade dos equipamentos e o baixíssimo custo de manutenção.


Possibilitamos o desenvolvimento de projetos personalizados e exclusivos capazes de atender diversas especificações de produtos. 


Temos total autonomia para criar projetos especiais e inéditos, para atender as necessidades de cada cliente e as exigências do mercado. Inclusive, somos detentores de diversas patentes.


Atualmente, são mais de 3 mil equipamentos em operação, com fabricação 100% própria. Como, por exemplo:



Sem contar, é claro, os acessórios e opcionais que são projetados para complementar os equipamentos, promovendo o máximo de eficiência.


Nacionalmente, somos pioneiros na atuação na faixa de 5 gramas a 2 toneladas. Contudo, a nossa autoridade e know how permitem que estejamos presente em 40 países, atendendo com maestria os requisitos do mercado mundial.


Tudo isso sem deixar de lado o nosso compromisso com a satisfação dos clientes e a excelência em qualidade!

Leia também: Empacotamento: como aumentar a precisão no processo?

Conte com quem é líder global!


Como abordado ao longo do texto, a tecnologia proprietária de ponta a ponta é um enorme e importante diferencial. 


Portanto, ela precisa fazer parte dos seus critérios de seleção de fornecedores e parceiros para garantir excelentes ganhos competitivos, de eficiência e qualidade para a sua indústria. 


Por isso, conte com a Tecnotok Robotics, líder global em empacotamento, enfardamento e paletização com tecnologia própria de ponta a ponta. Conecte sua linha de produção e aumente sua performance. 


Então, clique no botão abaixo para realizar o download do nosso catálogo completo e, assim, conhecer mais sobre as nossas soluções.


Baixar o catálogo

Continue lendo

paletizacao
9 de maio de 2025
A paletização é fundamental para otimizar a linha de produção de diversos setores industriais. Afinal, essa prática aprimora a movimentação de produtos, aumenta a eficiência operacional e reduz custos. Ficou curioso? Então, continue a leitura para conhecer mais sobre a paletização e entender como ela pode ser aplicada de forma eficiente na indústria!  Vamos lá?
industria 4.0
9 de maio de 2025
Você já deve ter ouvido falar da indústria 4.0, certo? Mas você sabe, de fato, o que significa esse termo? Ou melhor, como esse conceito impacta a conectividade e a produtividade da indústria? Se a resposta foi “não” para a maioria, não se preocupe. Desenvolvemos este conteúdo com as principais informações sobre a indústria 4.0.  Então, continue a leitura para sanar as suas dúvidas sobre o assunto. Vamos lá?
manutencao preventiva
9 de maio de 2025
Qual indústria não gostaria de prevenir falhas de máquinas e equipamentos, certo? A manutenção preventiva surgiu após a Segunda Guerra Mundial, com o intuito de evitar as ações corretivas de reparos. Não é por acaso que, atualmente, ela é indispensável para a produtividade e performance das empresas do setor. Para entender mais sobre o assunto, continue a leitura! Reunimos, neste texto, as principais informações quanto a este modelo de manutenção.  Vamos lá?

Newsletter

Os melhores conteúdos sobre inovação, automação industrial e indústria 4.0 diretamente em seu e-mail